Parceiros pela inclusão e acessibilidade

Trabalho em conjunto, sinergia: para que possamos garantir os direitos das pessoas com deficiência, estes são conceitos-chave. Uma sociedade inclusiva e diversificada não se faz apenas por meio de decretos e leis. Faz-se, sobretudo, por meio da conscientização e do apoio dos seus cidadãos, e da capacidade de trabalho e de articulação dos gestores públicos.

Dar meios para que as cerca de 5 milhões de pessoas que vivem com algum tipo de deficiência em todo o Estado superem as dificuldades do dia a dia deve ser objetivo de todos e busca incessante das três esferas de governo.

É com esta finalidade que a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência reforça o convite para que os municípios se unam ao governo do Estado na luta pela acessibilidade e pela inclusão em cada uma das cidades de São Paulo. Nesta semana, quando será realizado, na capital paulista, o 1º Encontro de Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência, mais um passo importante será dado nessa direção.

Representantes das prefeituras e da sociedade civil de todas as regiões do Estado debaterão e serão capacitados sobre formas de construir, na prática, cidades cada vez mais acessíveis e inclusivas, cada vez mais humanas. Na pauta, questões como planejamento das vias públicas, parques e demais espaços públicos, acessibilidade nos veículos de transporte coletivo e o conceito de desenho universal.

Os Conselhos Municipais são elementos fundamentais na implantação desses programas. São eles que estão em contato permanente com os moradores de cada cidade, que conhecem as especificidades e as necessidades de cada local e de seus moradores. O desenvolvimento satisfatório de políticas públicas para as pessoas com deficiência passa por eles e pela sua capacitação.

Os encontros entre Estado e Conselhos Municipais, junto às Caravanas da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que percorrerão diversas regiões do interior paulista, são mais uma ferramenta poderosa de mobilização da sociedade para a consolidação de políticas públicas inclusivas.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro é, hoje, uma das faces mais visíveis e bem-sucedidas desse conjunto de esforços do governo estadual. A rede oferece centros de reabilitação voltados exclusivamente para pessoas com deficiência. Serão cerca de 100 mil pessoas atendidas por mês até 2011, em 18 unidades pelo Estado. A rede também conta com uma unidade móvel equipada com consultórios, oficinas de órteses e próteses, para atender as pessoas com deficiência em locais próximos de suas casas, em qualquer região do Estado.

Cidades mais inclusivas não se constroem da noite para o dia. Nem se constroem apenas com boa vontade. Precisam do trabalho conjunto da sociedade civil e do poder público. Cidades mais inclusivas não se constroem. São construídas por nós.

Linamara Rizzo Battistella, médica fisiatra, professora da FMUSP, é secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Fonte: http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/83116/Parceiros-pela-incluso-e-acessibilidade


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
Web Analytics