FT: Publicidade no Twitter chama a atenção de grandes empresas

A Coca-Cola considerou fenomenal o resultado de sua primeira experiência de anúncio pago no Twitter. A empresa foi a segunda a patrocinar um "trending topic" (tópico quente) usando a facilidade de promoção de twits, aproveitando a discussão online sobre a Copa do Mundo.

A companhia contabilizou 86 milhões de visualizações de seus anúncios em 24 horas e uma "engagement rate" (taxa de engajamento) de 6%, em comparação aos cerca de 0,02% das pessoas que clicam em anúncios online regulares.

O entusiasmo de um grande anunciante como a Coca-Cola representa um forte incentivo às recentes iniciativas do Twitter de gerar renda a partir de seus 190 milhões de visitantes mensais. O microblog entrou nessa onda em abril passado, permitindo que empresas como Sony Pictures e Starbucks pagassem para exibir anúncios nas páginas de resultados de busca de tópicos mais populares.

Na segunda fase de sua comercialização, a primeira empresa a participar foi a Disney-Pixar, que se tornou a primeira companhia a comprar um espaço publicitário na seção de "trending topics".

As informações são do "Financial Times".

Fonte: oglobo.globo.com

Controle puramente mental

Carlos Alberto Teixeira

Quase todos sonhamos com o dia em que poderemos controlar nossos eletrônicos e até dar comandos em nosso computador usando apenas o poder do pensamento. Estamos chegando lá. Paul Lariviere, por exemplo, é um dos pioneiros amadores em controle remoto mental assistido. Aos 31 anos, ele é formado em automação de processos e tecnologia em engenharia química. Vivendo em Ontario, no Canadá, ele conseguiu controlar um televisor usando o pensamento de "empurrar". A experiência está descrita em seu site killerprojects.wordpress.org.

É algo relativamente simples, mas simbolicamente importante, pois permite que usuários com habilidade em programação e eletrônica criem um nicho de mercado, onde podem oferecer produtos, serviços e aplicativos.

Seu aparato inclui um laptop rodando Windows XP, um headset EPOC e um controlador Arduino (vide box).

O headset EPOC é um aparato de cabeça produzido pela Emotiv (emotiv.com) para captar sinais eletroencefalográficos. É vendido em duas versões - uma para o consumidor comum (US$ 299) e outra com mais resolução de captação, para desenvolvedores (US$ 500).

O EPOC capta as emissões cerebrais em sensores de contato que se apóiam no crânio. Um software de apoio mapeia esses impulsos, associando-os a pensamentos, emoções e expressões do usuário. Ele conecta-se sem fio a um dongle USB espetado no PC.

Um usuário do EPOC pode treinar o software para apurar a identificação de seus estados mentais pelo sistema. E foi o que Paul fez. Em um vídeo no YouTube (bit.ly/paullariv) ele demonstra como usou o pensamento de "empurrar" para produzir uma ação específica no software. Para reforçar o pensamento, ele faz o gesto de empurrar, aumentando a concentração mental. O sistema permite várias ações mentais representando movimentos como levantar, rodar, puxar, apertar etc.

A ação era a de ligar/desligar o televisor, enviando o código infravermelho no padrão Panasonic, marca da TV em uso. Este é o mesmo sinal on/off que um controle remoto comum envia ao aparelho.

A experiência poderia ter sido ainda mais precisa se Paul tivesse treinado mais o headset para um mapeamento mental mais preciso. Mas como havia deixado o dispositivo parado por vários meses, e não o havia treinado a contento, a precisão dos comandos mentais não chegou a 100%.

A cada vez que ele intensificava o pensamento de empurrar, uma barra vertical crescia na tela do laptop, indicando a força do impulso.

O próximo melhoramento será ampliar a experiência, controlando também o decodificador da TV a cabo, empregando o pensamento de piscar o olho direito para incrementar o canal sintonizado, e o esquerdo para o oposto.

- No estágio atual da tecnologia de eletroencefalografia, não vejo uma aplicação comercial desse meu experimento. Fiz o teste apenas como uma prova de conceito - disse Lariviere à DIGITAL. - Mas quero desenvolver aplicações em acessibilidade para ajudar pessoas portadoras de deficiência. Por exemplo, um indivíduo paralisado do pescoço para baixo precisa usar movimentos em seu encosto de cabeça para acionar bobinas, que controlarão os movimentos de sua cadeira de rodas. Com uma implementação como a minha, ele poderia exercer o mesmo controle usando apenas o pensamento.

Segundo ele, o problema com essa tecnologia é que, quanto maior o número de pensamentos simultâneos interpretados, mais o software ainda os mistura.

- Se, no caso da TV, eu tivesse o liga/desliga associado ao pensamento de "empurrar", e o comando de aumentar o volume associado ao pensamento de "puxar", então a aplicação não seria 100% consistente - explica Lariviere. - Embora isso não seja um grande problema em uma aplicação de ligar ou desligar uma TV, transforma-se em uma séria questão de segurança quando estivermos lidando com mover objetos físicos.

Para realizar seu experimento, Lariviere inspirou-se num episódio do programa "Prototype This!" da Discovery (bit.ly/calminha), em que, graças a um headset EEG, um carro mudava a marcha para ponto-morto caso o motorista ficasse com raiva.

Outro projeto similar usando headset EPOC é o NeuroPhone, criado no Dartmouth College, nos EUA. Trata-se de uma interface mental para discar um número em um iPhone. Detalhes em bit.ly/neurophone.

Mas afinal, o que é esse Arduino?
Arduino é uma ferramenta para fazer com que computadores "sintam" e controlem mais do mundo real do que consegue o nosso bom e velho PC.

É uma plataforma de computação física em código aberto, baseada em uma simples placa de circuito impresso dotada de um chip microcontrolador e um ambiente de desenvolvimento de software para comandar a placa.

Arduino pode ser usada para desenvolver objetos interativos, captando entradas de diversos sensores e interruptores, e controlando uma variedade de luzes, motores e outras saídas eletromecânicas físicas.

Projetos desenvolvidos com Arduino podem ser autônomos ou se comunicar com software rodando em um outro computador.

A linguagem de programação do Arduino é uma implementação da linguagem "Wiring" (que não passa de um C++ simplificado) baseada no ambiente multimídia de programação chamado "Processing", também de código aberto, e usado para estabelecer a interligação entre um computador e o controlador Arduino, permitindo criar interfaces ouco ortodoxas.

O sistema viabiliza a criação de engenhocas e aparelhos que podem nos ajudar no cotidiano, permitindo programar ações eletromecânicas, tais como abrir portas, desligar eletrodomésticos, acionar motores, acender luzes, acionar o ar condicionado de sua sala, acionar a cafeteira e outras atividades bem mundanas.

Um vídeo explicativo em português pode ser visto em (bit.ly/arduvideo). Aliás, digitando "Arduino" (sem as aspas) no YouTube, você terá como retorno uma longa lista de vídeos instrutivos e exemplos de projetos e aplicações usando essa simpática, barata e revolucionária tecnologia. O site oficial do Arduino é http://arduino.cc.

Fonte: oglobo.globo.com

Kaká é o novo alvo de piadas no Twitter



Internautas brincam com imagem de bad boy que jogador tem mostrado nesta Copa.
Falar do jogador é a nova onda no Twitter

São Paulo - O meia-atacante Kaká é o mais novo alvo de piadas no Twitter. Diferentemente do que aconteceu com Galvão Bueno e com Tadeu Schmidt, entretanto, ao invés de fazer críticas ao jogador, os internautas procuram brincar com a imagem dele. A brincadeira surgiu após algumas atitudes duras que ele tem tido nesta Copa do Mundo apesar da imagem de bom moço.

A brincadeira consiste em relatar supostos atos "politicamente incorretos" que o jogador teria tido e que o caracterizariam como bad boy - obviamente em tom de ironia - seguidos da hashtag #kakabadboy. "Kaká fez bigode na figurinha do Messi no álbum da Copa", escreveu @lairson. "Kaká escova os dentes e deixa a o tubo de pasta destampado", tuitou o perfil @kaka_badboy, criado exclusivamente para as piadas.

Algumas frases, como "Kaká uma vez comeu sua refeição sem rezar antes"e "Kaká já foi dormir sem dar boa noite para o Papai do Céu" (@paulaalencar) fazem referência ao fato de o jogador ser fiel da igreja Renascer em Cristo.

O blog Futirinhas atribui ao usuário @edutestosterona a criação da hashtag #kakabadboy, que surgiu na tarde de quinta-feira (24) e até o fim da noite ficou entre os Trending Topics do Brasil no Twitter. Nesta sexta-feira (25), o assunto ainda repercutia, embora não aparecesse mais na lista dos mais comentados.

Depois de ser expulso no jogo contra a Costa do Marfim, no último domingo (20), Kaká defendeu o técnico Dunga, que vive uma relação de conflito com a imprensa, disse que os atletas da seleção não têm "sangue de barata" e que não evitará outras jogadas divididas. A fala, durante uma entrevista coletiva, surpreendeu pelo tom pesado, que destoou de discursos anteriores do jogador.

Confira uma imagem que circula na rede com algumas das pérolas sobre Kaká:

Como ajudar nas enchentes de Alagoas


Para facilitar o resgate de desaparecidos e informar sobre pontos críticos nas cidades alagoanas e pernambucanas atingindas pela enchente, o pessoal da Esfera (que participa do Transparência HackDay e de outras iniciativas que já comentamos por aqui) acaba de criar o site SOS Alagoas. A intenção é agregar informações de voluntários, redirecionar doações e mapear as áreas atingidas.

O site está no ar em versão beta, já atualizado com os pontos de recebimento de doações. O mapeamento de áreas críticas no OpenStreetMap, mais ou menos nos moldes daquilo que foi feito na época dos terremotos do Haiti, começará logo menos. Com a colaboração de voluntários, o público e as autoridades poderão checar quais estradas e pontes foram destruídas e também quais as áreas que necessitam de mais atenção.

Para que isso aconteça, os colaboradores marcaram uma reunião no próximo sábado, 26, na Casa da Cultura Digital, que fica no bairro de Santa Cecília. Quem estiver fora de São Paulo também pode participar assistindo ao streaming da reunião, que será disponibilizado no site. A inscrição você faz aqui.

Outro esforço de mapeamento colaborativo da região está sendo feito na página Ajude o Nordeste:


Clique na imagem para ver o mapa

Por lá, dá para saber quais os municípios em estado de calamidade pública, em emergência e os que foram menos afetados. Além disso, conta com os endereços de pontos de coleta de donativos e instruções para doações.

No Twitter, as informações estão sendo agrupadas com as hashtags #SOSAlagoas e #SOSPernambuco.

Fonte: Estadao.com.br

Twitter dentro do Gmail

Se você não gosta de ficar mudando de aba no navegador a cada vez que vai atualizar ou o Gmail ou o Twitter, uma boa opção é o Twitgether, aplicativo que coloca a ferramenta de microblogging dentro do serviço de e-mail. Logo abaixo da janelinha do Gtalk, no canto inferior esquerdo, uma caixa de texto permitirá que você twitte e veja o que as pessoas andaram falando na sua timeline.

Nada genial, e provavelmente não substituirá o Twitter.com ou a ferramenta de terceiros que você usa para acessar a sua conta. Mas facilita a vida de quem acha confuso demais ficar com várias páginas abertas ao mesmo tempo.

Para instalar o aplicativo, a primeira medida é entrar em Configurações, no topo da página do Gmail, e depois seguir para Labs, a área destinada às funções experimentais. Lá você deve acionar a característica Adicionar gadget pela URL e salvar as alterações.


Depois que o Gmail recarregar, volte às Configurações, que agora terá uma opção Gadgets. Clique nela e, na caixa de textos, digite o endereço https://twittergadget.appspot.com/gadget-gmail.xml


Automaticamente, a ferramenta aparecerá do lado esquerdo da página. Só que ele ainda precisará de uma autorização, com login e senha do Twitter.


Clique na caixa que apareceu abaixo do Gtalk. Ela levará para a página de aprovação de aplicativos de terceiros, do próprio Twitter. Basta autorizar o Twitgether.


E pronto. As duas contas estarão agora ligadas. Do Gmail, você pode atualizar os seus tweets, ver retweets, acompanhar listas e a linha de atualizações.


O Twitgheter ainda pode ser anexado a Facebook, MySpace, Orkut e iGoogle

Fonte: estadao.com.br

RG com chip começa a ser emitido em novembro


Semelhante a um cartão de crédito, o RIC vai reunir os dados no Minsitério da Justiça para evitar fraudes
A nova carteira de identidade, chamada de Registro de Identidade Civil (RIC), passa a ser emitida em novembro.
São Paulo - A nova carteira de identidade, chamada de Registro de Identidade Civil (RIC), passará a ser emitida com chip em novembro deste ano. O documento reunirá em uma única carteira o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o título de eleitor. A Receita Federal determinou ainda regras para facilitar a obtenção imediata do CPF.

Com formato semelhante ao do cartão de crédito, o RIC terá foto, impressão digital, assinatura do portador, código e um número de dez dígitos com um dígito verificador que será registrado numa central nacional de dados, controlada pelo Ministério da Justiça. O documento continuará a ser emitido pelos institutos de identificação estaduais, mas a reunião de dados em um cadastro único vai evitar fraudes porque impedirá que o mesmo número seja registrado mais de uma vez em Estados diferentes.

O chip conterá a foto e a impressão digital. "Com esse novo documento é impossível ter fraude. Não há como alterar os dados do chip", afirma o diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo. Segundo ele, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já pensa em usar o RIC nas eleições de 2012 e há conversas com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que ele sirva também para saques.

Os estabelecimentos teriam de adquirir um equipamento que faria a leitura do cartão com chip e também a leitura óptica da impressão digital. O novo sistema será instalado ao longo de nove anos, com um investimento de R$ 1,5 bilhão do governo federal.

Novo CPF

A Receita Federal publicou no Diário Oficial a Instrução Normativa 1.024, que permite que o contribuinte obtenha na hora o número do CPF. Hoje, o processo, se não houver pendências, leva em média sete dias úteis. O novo sistema, previsto pela Receita para entrar em operação em agosto, vai eliminar também a emissão de cartões de plástico.

No futuro, a partir de um banco de dados unificado do governo e dos bancos, será possível obter o número pela web. O custo para o contribuinte seguirá em R$ 5,50. Hoje, são emitidos 500 mil CPFs por mês. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Carro-conceito verde parece uma latinha de refrigerante



Interessante! Apesar da idéia seria interessante???

Solar Coco, modelo futurista concebido por designers chineses exibe paineis solares capazes de captar a luz do sol e transformá-la em combustível limpo


Você já se imaginou dirigindo um carro como o da foto deste texto? Bom, talvez você nem tenha percebido que a imagem é de um veículo, não é mesmo? Pois os designers chineses Jin Yuanbiao, Gang Tang e Su Sha criaram o Solar Coco, um carro conceito movido a energia solar.

A ideia dos criadores é bastante futurista: há espaço para apenas dois passageiros, e não há porta-malas. O modelo rodaria pelas ruas da cidade como se fosse uma gigante latinha de refrigerante.

O carro-conceito também teria boa parte revestida por paineis solares capazes de captar a luz do sol e transformá-la em combustível limpo, minimizando a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

O projeto parece um pouco distante de se tornar realidade, mas não podemos duvidar do avanço da tecnologia e do poder das ideias curiosas de alguns inventores.

Fonte: Olhar Digital

Apple: a grande ausente da E3, o inimigo que ninguém quer


A Microsoft vê a si mesma como uma empresa de software. A Sony vê a si mesma como uma empresa de produtos eletrônicos de consumo. A Nintendo vê a si mesma como uma empresa de brinquedos para toda a família. E todas tem o mesmo arqui-inimigo: a Apple.

Microsoft e Apple são rivais históricos, colaboradores ocasionais. Competição acirrada mês passado quando a Apple passou a Microsoft em valor de mercado na bolsa americana. Não é diferente no mundo dos games.

Por mais bem-sucedido que seja o Xbox 360 e a rede Xbox Live, a ação online de verdade está na AppStore. E em mobile, a Microsoft patina.

Sony é sinônimo de qualidade em consumer electronics, e ninguém entendeu antes de Akio Morita a confluência entre os mercados de hardware e software. A Sony é, além de fabricante de produtos, produtora de conteúdo faz décadas, em cinema, televisão, música e games.

Mas justamente seu gigantismo atrapalhou na execução da grande visão. E agora, é inquestionavelmente a Apple a líder quando se trata da compra de conteúdos digitais, via iTunes. E, não tem jeito, a Apple é a número um em eletrônicos – não em vendas, não em faturamento, não em portfolio, mas no imaginário do consumidor.

A Nintendo é o caso é uma espécie de mistura da Apple com a Disney – só que japonesa. A Nintendo tem uma coisa que ninguém mais tem no universo dos games:

a) controle sobre o hardware e o software
b) personagens superfamosos, superamados, em jogos exclusivos para sistemas Nintendo: Mario, Luigi, Link, Pokémon, Metroid etc.
c) o único supergênio inconteste do mundo dos games, com poderes de ditador benevolente, liderando uma equipe de desenvolvedores sem par: Shigeru Miyamoto.

A Nintendo domina o segmento de plataformas portáteis de games desde que ele existe. Pouca gente reparou que isso acabou. A maior plataforma portátil de games é o celular. Ninguém oferece experiência melhor que a Apple – com jogos para iPod, iPhone, agora iPad. E mais: um ecossistema que estimula e libera o desenvolvedor de jogos para mostrar seu melhor e ser remunerado por isso, sem amolação, sem interferência.

E onde a Apple vai, todo o segmento mobile segue. Vem aí um turbilhão de tablets na linha do iPad, em todas as faixas de preço e potência. Para que comprar um portátil que só serve para jogar se pelo mesmo preço ou um pouco mais você pode ter a mesma experiência de jogo e mais um zilhão de coisas?

Detalhe: Steve Jobs, monarca da Apple, chefão da Pixar, é o maior acionista individual da Disney. O desenvolvimento de jogos Disney/Pixar de primeira qualidade, exclusivos para plataformas Apple, é mais que tema de pesadelo para executivos da Nintendo – é previsível.

Finalmente: na E3 2010, o recém-lançado iPad já ganha sua primeira fornada de jogos sofisticados. Não estamos mais falando de jogos casuais, ou mesmo versões de franquias conhecidas que já estavam disponíveis para smartphones.

A lista de jogos para iPad desta E3 inclui jogos como Mirror’s Edge, NFL 2010, Sonic 4, Command & Conquer: Red Alert. São games que pegam na veia do hardcore gamer. Nintendo, Microsoft e Sony são empresas poderosas, com produtos e serviços sedutores, grandes novidades chegando este ano, fãs ardorosos.

Têm seus defeitos e desafios? Os produtos e serviços Apple também têm muitos defeitos - mas a maçãzinha mordida conquistou nos últimos anos uma mística que não dá sinais de esvanecer.

Cada uma à sua maneira, as três grandes dos games enfrentam a mesma ameaça. Grande ausente da E3, a Apple é o elefante na sala, a presença que não dá para ignorar.

Fonte: Blog do André Forastieri

Unesp lança videogame que ensina física quântica


Uma espaçonave de tamanho subatômico tem a missão de capturar partículas, identificá-las e com elas montar estruturas atômicas em outro planeta.

Essa é parte da missão do Sprace Game, um jogo de computador projetado por físicos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com o objetivo de transmitir conceitos de física de partículas para estudantes e para o público leigo.

Um século de defasagem

O professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp Sérgio Ferraz Novaes, coordenador do Sprace, contou que o jogo faz parte de um esforço de levar aos alunos de ensino médio do país informações atuais sobre a física de partículas.

"As informações escolares sobre estrutura da matéria estão defasadas em quase um século", declarou Novaes através de um sistema de videoconferência.

O professor falou aos jornalistas a partir do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), em Genebra, Suíça, onde participa do experimento CMS (Solenoide Múon Compacto), um dos quatro grandes detectores do acelerador LHC.

Partículas subatômicas

Para mostrar aos estudantes que os átomos são muito mais do que somente prótons, nêutrons e elétrons, a equipe do IFT enviou a todas as escolas brasileiras do ensino médio cartazes didáticos apresentando as demais partículas subatômicas.

"Porém, os cartazes atingem somente os interessados em física, enquanto o jogo alcança muito mais jovens", afirmou o designer do Sprace Game, Einar Saukas, da Summa Technology+Business, empresa que produziu o jogo.

O desenvolvimento do jogo ficou sob a responsabilidade da empresa Black Widow Games Brasil, com a qual Saukas também está envolvido.

Jogo em Java

Projetado em linguagem Java, o Sprace Game consegue rodar em qualquer computador com sistemas operacionais Windows, Linux ou Mac. O programador do jogo, Ulisses Bebianno de Mello, da Black Widow, explicou que há três versões de resolução para que até máquinas um pouco mais antigas possam receber o jogo.

"Conseguimos rodar a versão mais básica em um Pentium 1,3Ghz com 512M de memória RAM, acreditamos que a configuração mínima para o jogo seja essa", disse Mello.

Por funcionar em plataformas enxutas, o Sprace Game pode servir como ferramenta de ensino em escolas e instituições com poucos recursos, necessitando apenas do acesso à internet. O jogo é gratuito e pode ser acessado na página do Sprace: Sprace Game

Sopa de partículas

Ao passar pelas quatro fases do Sprace Game, o jogador tem que capturar com sua espaçonave partículas subatômicas, levá-las a um laboratório para que sejam identificadas, descobrir do que são formadas as partículas compostas, chamadas de hádrons, e recombinar quarks para formar prótons e nêutrons.

Com eles, o jogador consegue montar núcleos atômicos de hidrogênio e oxigênio, a fim de produzir um recurso fundamental para a colonização do planeta explorado, a água.

Uma das fases mais interessantes é a segunda, na qual o jogador deve encontrar e perseguir a partícula tau e observar o seu decaimento, que é a decomposição da tau em outras subpartículas no fim de seu tempo de vida. São essas subpartículas que o jogador deverá capturar. "Isso ajuda a explicar o conceito do decaimento", disse Saukas.

Precisão científica

O designer revelou que um dos grandes desafios do projeto foi criar um jogo que proporcionasse entretenimento sem perder a precisão científica. "Não podíamos fazer um jogo somente divertido e que tivesse incorreções científicas, nem fazer algo muito preciso e que fosse chato de jogar", afirmou.

O produto final foi testado e aprovado por alunos do ensino médio participantes do Master Class: Hands on Particle Physics evento internacional cuja etapa paulista foi realizada em fevereiro pela Unesp. "Os estudantes tiveram duas horas para jogar, mas depois desse tempo ainda queriam continuar jogando", contou Saukas.

O sucesso inicial demonstra o acerto na escolha do jogo eletrônico como mídia para divulgar a física de partículas, segundo acredita o professor Novaes. Para ele, trata-se de conceitos intrincados e que precisam ser repetidos para que sejam assimilados. "Filmes, livros e quadrinhos já foram feitos com esse objetivo, mas o videogame é muito mais eficaz nesse aspecto", declarou o professor.

Repercussão internacional

O professor da Unesp disse que o Sprace Game já tem despertado o interesse de outros países. Uma versão em inglês está sendo finalizada para dar origem a traduções para outros idiomas.

Pesquisadores e divulgadores científicos da França, Áustria, Portugal, República Tcheca e Estados Unidos entraram em contato com Novaes para conversar sobre o jogo, além de profissionais de divulgação científica da Comunidade Europeia.

O professor Helio Takai, do Laboratório Nacional Brookhaven, dos Estados Unidos, que também participou da videoconferência do lançamento do Sprace, afirmou que o jogo poderá reduzir a defasagem do ensino de física de partículas que também existe naquele país.

Como no Brasil, o ensino norte-americano de física até o nível médio repassa conceitos da física descobertos até o início do século 20.

Quarks

Experimentos realizados em aceleradores de partículas revelaram que prótons e nêutrons são compostos de quarks, partes ainda menores.

Além dos quarks, que se dividem em seis tipos (up, down, estranho, charme, bottom e top), também foram descobertos os léptons (elétron, múon, tau e seus três respectivos neutrinos) e as partículas responsáveis pelas interações forte, fraca e eletromagnética (glúon, W, Z e fóton).

Enriquecer os conhecimentos de física de estudantes ensino médio com essas informações mais atualizadas é o objetivo principal do Sprace Game.

"Aqui nos Estados Unidos, as agências de pesquisa valorizam muito as atividades educacionais. Da mesma forma, no Brasil, iniciativas como o Sprace são uma maneira de retribuir à população os investimentos públicos em pesquisa", falou Takai na cerimônia de lançamento.

Novaes disse que um colega resumiu o ensino de física nesses termos: "Um professor do século 20 ensina física do século 19 para um estudante do século 21". Para o professor da Unesp, o Sprace Game procura levar informações contemporâneas para estudantes do século 21, por meio de uma mídia moderna.

Trem não precisará parar para passageiros embarcarem


Conceito criado por chineses apresenta compartimento que recolhe e dispensa passageiros com o trem em movimento.

O processo de entrada e saída de passageiros é um dos principais fatores que acaba atrasando algumas viagens de trem. Para resolver esse tipo de problema, um novo conceito para o meio de transporte apareceu na China. O projeto dispensaria a necessidade de paradas para a troca de passageiros, uma vez que todos poderiam embarcar e desembarcar mesmo com o vagão em movimento.

Para o procedimento, o embarque seria realizado em um compartimento separado do trem, localizado em uma plataforma superior. O espaço criado receberia os passageiros e depois seria carregado pelo próprio trem em movimento. Outro compartimento seria deixado pelo trem na estação com as pessoas que sairiam da viagem. Tudo que os passageiros precisam fazer é ter certeza de que estão no compartimento correto.

Com o novo sistema criado, o trajeto seria cumprido em menos tempo e o trem gastaria combustível de forma mais eficiente e econôminca, já que viajaria em uma velocidade constante.

Para o método funcionar, as companhias de trem precisam certificar que o espaço destinado para os passageiros que vão se deslocar esteja devidamente fechado, caso contrário, o risco de acidentes pode ser bastante alto.

Para entender o processo, confira o vídeo abaixo.



Fonte: Olhar Digital

Apple revela iPhone 4 para se defender do Google


O novo iPhone da Apple chega às prateleiras ainda este mês, com a companhia buscando permanecer na dianteira no mercado de smartphones frente à crescente concorrência de empresas como Google.

O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, surpreendeu nesta segunda-feira com o iPhone 4, mais fino que a versão anterior do aparelho, com uma qualidade de imagem duas vezes melhor, além de um novo processador —o A4 da Apple— e capacidade de videoconferência, por um preço de 199 dólares.

Jobs afirmou na conferência anual da empresa em San Francisco que o novo aparelho será vendido em cinco países a partir de 24 de junho, que será expandido para 18 países em julho e 88 em setembro. Será o lançamento internacional mais rápido do iPhone.

Mas muitas das novidades tecnológicas do iPhone 4 já eram esperadas, e analistas afirmaram que o aparelho precisa de muito para se destacar. O sistema operacional Android, do Google —usado em smartphones da Motorola, HTC, Samsung e Dell— é a principal ameaça ao domínio do iPhone, segundo analistas.

O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e trazia muitas funções que foram adotadas por concorrentes, como tela sensível a toque.

E o mercado de celulares inteligentes está explodindo. Segundo pesquisa do grupo Gartner, as vendas globais de smartphones saltaram quase 50 por cento no primeiro trimestre.

O iPhone também foi o grande propulsor da margem de lucros da Apple, transformando a empresa em uma das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo e criando a base de uma disputa que seguirá durante anos no mercado de smartphones.

A Apple vendeu 8,75 milhões de iPhones no último trimestre, número recorde que representou 40 por cento de sua receita.

Fonte: Terra

Zoológico australiano apela no Facebook por macacos roubados

Foto: Reprodução

Os animais são ameaçados de extinção e precisam de cuidados, segundo o zôo

Um zoológico australiano apelou ao Facebook para tentar recuperar oito macacos ameaçados de extinção roubados no último domingo.

Em seu perfil no site de relacionamentos, o parque Symbio Wildlife, no sul de Sidney, informou que os ladrões roubaram um casal e dois bebês de tamarins - uma espécie de pequeno porte - de cabeça branca e mais quatro macacos pigmeus. Todos são muito pequenos, do tamanho da palma da mão, e podem ser escondidos até em um bolso.

"Estes animais são parte de um programa internacional de criação e cruciais para a sobrevivência da espécie", anunciou o zôo em um post. "Só há 300 micos de cabeça branca em estado selvagem e assim se está esgotando o prazo".

"Estes animais dependem de acomodação e uma dieta especiais para sobreviver e se não retornarem, podem morrer", informa ainda a mensagem.

O diretor do parque, John Radnidge, disse ainda no Facebook que os ladrões cortaram a eletricidade do zoológico e as grades das jaulas para chegar aos animais.

Fonte: Terra

TV Digital: Paraguai oficializa adesão ao SBTVD


O Paraguai aderiu formalmente ao padrão ISDB-T de TV Digital. Decreto assinado pelo presidente Fernando Lugo foi publicado nesta terça-feira, 1º de junho, formaliza que o país vizinho é o mais novo “sócio” do sistema nipo-brasileiro.

Segundo o Decreto, caberá a Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) a realização das “análises das questões técnicas e regulatórias que possibilitem a implementação dos sistemas de TV Digital Terrestre”.

Ainda de acordo com o documento assinado pelo presidente paraguaio, “a decisão permitirá acentuar os vínculos de colaboração recíproca com os países integrantes do Mercosul e outras administrações dos demais países da região”.

Além do Paraguai, Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Equador já adotaram o padrão ISDB-T. Aguarda-se a adesão da Costa Rica, o que deve significar que Guatemala, El Salvador e Nicarágua também entrarão no clube – pois reúnem basicamente os mesmos grupos de radiodifusores.

Além desses, o Uruguai, que adotou o padrão europeu DVB dá sinais de que vai rever essa decisão. Brasil e Japão também investem nos 14 países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) – África do Sul, Angola, Botsuana, Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

Fonte: UOL
Related Posts with Thumbnails
 
Web Analytics