Peixe Urbano, Um Novo Player de Compras Coletivas Chega ao Mercado


Já está no ar o Peixe Urbano, um serviço de compras coletivas com foco no mercado local, com modelo bastante parecido com o americano Groupon.

Funciona assim:

  • O usuário se cadastra e informa sua cidade.

  • Ele passa a receber diáriamente informações sobre descontos na sua cidade (de 50 a 90%);

  • Caso um número definido de compradores na cidade seja atingido, os descontos passam a valer;

  • Caso seja fechado um grupo de compras a empresa recebe uma comissão sobre as vendas efetivadas.



O Mercado de compras coletivas no Brasil hoje já conta com 2 players, mas nenhum tem foco local, como o Peixe Urbano. O primeiro foi o Tuangr, que nasceu em 2007 e não ganhou muita tração. Já o Compra3, que surgiu em 2008, apesar de também não ter tração, está na frente, e recentemente recebeu destaque no blog VentureBeat.

O Peixe Urbano foi fundado por Júlio Vasconcelos e seu sócio Alex Tabor, ambos com grande experiência no mercado de internet. Júlio já é bastante conhecido entre os empreendedores brasileiros, escreve no blog Acelerando a Inovação e recentemente se tornou o representante do Facebook no Brasil.

O diferencial do serviço é que os players existentes tem foco em produtos, visando pessoas que querem comprar videogames, computadores, DVDs, e no caso do Peixe Urbano, o foco é em serviços: São ofertas de restaurantes, spas, cursos, shows, entre outras coisas.

Segundo Júlio “O Peixe Urbano o que tem de melhor na cidade da pessoa, o que faz com que a nossa newsletter seja um veículo de comunicação bem-vindo pelo assinante que quer ficar antenado na cidade. Isso ajuda o assinante a experimentar alguns dos estabelecimentos que sugerimos, graças aos super descontos”.

O serviço atuará inicialmente no Rio de Janeiro, mas a expectativa é chegar às principais cidades brasileiras, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e São Paulo, dentro dos próximos três meses.

Para comerciantes que tenham interesse de oferecer descontos aos usuários da plataforma, e assim apresentar seus produtos e serviços para novos usuários, o serviço já está aberto a contatos. A primeira oferta sai amanhã então quem quiser testar o serviço é bom correr e se cadastrar.

Fonte: Read Write Web Brasil

FT: Publicidade no Twitter chama a atenção de grandes empresas

A Coca-Cola considerou fenomenal o resultado de sua primeira experiência de anúncio pago no Twitter. A empresa foi a segunda a patrocinar um "trending topic" (tópico quente) usando a facilidade de promoção de twits, aproveitando a discussão online sobre a Copa do Mundo.

A companhia contabilizou 86 milhões de visualizações de seus anúncios em 24 horas e uma "engagement rate" (taxa de engajamento) de 6%, em comparação aos cerca de 0,02% das pessoas que clicam em anúncios online regulares.

O entusiasmo de um grande anunciante como a Coca-Cola representa um forte incentivo às recentes iniciativas do Twitter de gerar renda a partir de seus 190 milhões de visitantes mensais. O microblog entrou nessa onda em abril passado, permitindo que empresas como Sony Pictures e Starbucks pagassem para exibir anúncios nas páginas de resultados de busca de tópicos mais populares.

Na segunda fase de sua comercialização, a primeira empresa a participar foi a Disney-Pixar, que se tornou a primeira companhia a comprar um espaço publicitário na seção de "trending topics".

As informações são do "Financial Times".

Fonte: oglobo.globo.com

Controle puramente mental

Carlos Alberto Teixeira

Quase todos sonhamos com o dia em que poderemos controlar nossos eletrônicos e até dar comandos em nosso computador usando apenas o poder do pensamento. Estamos chegando lá. Paul Lariviere, por exemplo, é um dos pioneiros amadores em controle remoto mental assistido. Aos 31 anos, ele é formado em automação de processos e tecnologia em engenharia química. Vivendo em Ontario, no Canadá, ele conseguiu controlar um televisor usando o pensamento de "empurrar". A experiência está descrita em seu site killerprojects.wordpress.org.

É algo relativamente simples, mas simbolicamente importante, pois permite que usuários com habilidade em programação e eletrônica criem um nicho de mercado, onde podem oferecer produtos, serviços e aplicativos.

Seu aparato inclui um laptop rodando Windows XP, um headset EPOC e um controlador Arduino (vide box).

O headset EPOC é um aparato de cabeça produzido pela Emotiv (emotiv.com) para captar sinais eletroencefalográficos. É vendido em duas versões - uma para o consumidor comum (US$ 299) e outra com mais resolução de captação, para desenvolvedores (US$ 500).

O EPOC capta as emissões cerebrais em sensores de contato que se apóiam no crânio. Um software de apoio mapeia esses impulsos, associando-os a pensamentos, emoções e expressões do usuário. Ele conecta-se sem fio a um dongle USB espetado no PC.

Um usuário do EPOC pode treinar o software para apurar a identificação de seus estados mentais pelo sistema. E foi o que Paul fez. Em um vídeo no YouTube (bit.ly/paullariv) ele demonstra como usou o pensamento de "empurrar" para produzir uma ação específica no software. Para reforçar o pensamento, ele faz o gesto de empurrar, aumentando a concentração mental. O sistema permite várias ações mentais representando movimentos como levantar, rodar, puxar, apertar etc.

A ação era a de ligar/desligar o televisor, enviando o código infravermelho no padrão Panasonic, marca da TV em uso. Este é o mesmo sinal on/off que um controle remoto comum envia ao aparelho.

A experiência poderia ter sido ainda mais precisa se Paul tivesse treinado mais o headset para um mapeamento mental mais preciso. Mas como havia deixado o dispositivo parado por vários meses, e não o havia treinado a contento, a precisão dos comandos mentais não chegou a 100%.

A cada vez que ele intensificava o pensamento de empurrar, uma barra vertical crescia na tela do laptop, indicando a força do impulso.

O próximo melhoramento será ampliar a experiência, controlando também o decodificador da TV a cabo, empregando o pensamento de piscar o olho direito para incrementar o canal sintonizado, e o esquerdo para o oposto.

- No estágio atual da tecnologia de eletroencefalografia, não vejo uma aplicação comercial desse meu experimento. Fiz o teste apenas como uma prova de conceito - disse Lariviere à DIGITAL. - Mas quero desenvolver aplicações em acessibilidade para ajudar pessoas portadoras de deficiência. Por exemplo, um indivíduo paralisado do pescoço para baixo precisa usar movimentos em seu encosto de cabeça para acionar bobinas, que controlarão os movimentos de sua cadeira de rodas. Com uma implementação como a minha, ele poderia exercer o mesmo controle usando apenas o pensamento.

Segundo ele, o problema com essa tecnologia é que, quanto maior o número de pensamentos simultâneos interpretados, mais o software ainda os mistura.

- Se, no caso da TV, eu tivesse o liga/desliga associado ao pensamento de "empurrar", e o comando de aumentar o volume associado ao pensamento de "puxar", então a aplicação não seria 100% consistente - explica Lariviere. - Embora isso não seja um grande problema em uma aplicação de ligar ou desligar uma TV, transforma-se em uma séria questão de segurança quando estivermos lidando com mover objetos físicos.

Para realizar seu experimento, Lariviere inspirou-se num episódio do programa "Prototype This!" da Discovery (bit.ly/calminha), em que, graças a um headset EEG, um carro mudava a marcha para ponto-morto caso o motorista ficasse com raiva.

Outro projeto similar usando headset EPOC é o NeuroPhone, criado no Dartmouth College, nos EUA. Trata-se de uma interface mental para discar um número em um iPhone. Detalhes em bit.ly/neurophone.

Mas afinal, o que é esse Arduino?
Arduino é uma ferramenta para fazer com que computadores "sintam" e controlem mais do mundo real do que consegue o nosso bom e velho PC.

É uma plataforma de computação física em código aberto, baseada em uma simples placa de circuito impresso dotada de um chip microcontrolador e um ambiente de desenvolvimento de software para comandar a placa.

Arduino pode ser usada para desenvolver objetos interativos, captando entradas de diversos sensores e interruptores, e controlando uma variedade de luzes, motores e outras saídas eletromecânicas físicas.

Projetos desenvolvidos com Arduino podem ser autônomos ou se comunicar com software rodando em um outro computador.

A linguagem de programação do Arduino é uma implementação da linguagem "Wiring" (que não passa de um C++ simplificado) baseada no ambiente multimídia de programação chamado "Processing", também de código aberto, e usado para estabelecer a interligação entre um computador e o controlador Arduino, permitindo criar interfaces ouco ortodoxas.

O sistema viabiliza a criação de engenhocas e aparelhos que podem nos ajudar no cotidiano, permitindo programar ações eletromecânicas, tais como abrir portas, desligar eletrodomésticos, acionar motores, acender luzes, acionar o ar condicionado de sua sala, acionar a cafeteira e outras atividades bem mundanas.

Um vídeo explicativo em português pode ser visto em (bit.ly/arduvideo). Aliás, digitando "Arduino" (sem as aspas) no YouTube, você terá como retorno uma longa lista de vídeos instrutivos e exemplos de projetos e aplicações usando essa simpática, barata e revolucionária tecnologia. O site oficial do Arduino é http://arduino.cc.

Fonte: oglobo.globo.com

Kaká é o novo alvo de piadas no Twitter



Internautas brincam com imagem de bad boy que jogador tem mostrado nesta Copa.
Falar do jogador é a nova onda no Twitter

São Paulo - O meia-atacante Kaká é o mais novo alvo de piadas no Twitter. Diferentemente do que aconteceu com Galvão Bueno e com Tadeu Schmidt, entretanto, ao invés de fazer críticas ao jogador, os internautas procuram brincar com a imagem dele. A brincadeira surgiu após algumas atitudes duras que ele tem tido nesta Copa do Mundo apesar da imagem de bom moço.

A brincadeira consiste em relatar supostos atos "politicamente incorretos" que o jogador teria tido e que o caracterizariam como bad boy - obviamente em tom de ironia - seguidos da hashtag #kakabadboy. "Kaká fez bigode na figurinha do Messi no álbum da Copa", escreveu @lairson. "Kaká escova os dentes e deixa a o tubo de pasta destampado", tuitou o perfil @kaka_badboy, criado exclusivamente para as piadas.

Algumas frases, como "Kaká uma vez comeu sua refeição sem rezar antes"e "Kaká já foi dormir sem dar boa noite para o Papai do Céu" (@paulaalencar) fazem referência ao fato de o jogador ser fiel da igreja Renascer em Cristo.

O blog Futirinhas atribui ao usuário @edutestosterona a criação da hashtag #kakabadboy, que surgiu na tarde de quinta-feira (24) e até o fim da noite ficou entre os Trending Topics do Brasil no Twitter. Nesta sexta-feira (25), o assunto ainda repercutia, embora não aparecesse mais na lista dos mais comentados.

Depois de ser expulso no jogo contra a Costa do Marfim, no último domingo (20), Kaká defendeu o técnico Dunga, que vive uma relação de conflito com a imprensa, disse que os atletas da seleção não têm "sangue de barata" e que não evitará outras jogadas divididas. A fala, durante uma entrevista coletiva, surpreendeu pelo tom pesado, que destoou de discursos anteriores do jogador.

Confira uma imagem que circula na rede com algumas das pérolas sobre Kaká:

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